Radio Observador ao vivo
Rádio Observador Ao Vivo
Com o apoio

Famalicão

21 de Junho

A Rádio Observador vai estar em Vila Nova de Famalicão, no dia 21 de Junho, dia do encerramento da Semana da Inovação e Ciência, promovida pelo Município, em cooperação com a COTEC, a ANI- Agência Nacional de Inovação e a CCDR-Norte. 


Esta iniciativa está integrada no programa de “Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024” com diversas atividades de valorização da inovação e de ligação da ciência e do conhecimento científico ao contexto industrial. 


No dia 21 de Junho, faremos uma emissão especial ao vivo, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00, com os protagonistas habituais da rádio e com vários convidados, ao longo do dia, ligados ao tema e à região.


Se nunca esteve em Famalicão, tem uma razão extra para visitar a cidade. Faça-nos uma visita e conheça as pessoas por detrás das suas vozes favoritas na Rádio Observador.


Se não puder ver ao vivo, acompanhe a emissão especial aqui.

Santarém

A Rádio Observador vai estar presente na Feira Nacional de Agricultura de Santarém, que completa 60 anos em 2024. Teremos um espaço nosso, na zona da gastronomia, de 8 a 16 de Junho, com promotor nos dias 8, 9 e 10, 15 e 16 de Junho.

No dia 12 de Junho, faremos uma emissão especial ao vivo, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00, com os protagonistas habituais da rádio e com vários convidados, ao ,longo do dia, ligados ao tema e à região.

Este ano, há mais uma razão para visitar este grande evento. Faça-nos uma visita e conheça as pessoas por detrás das suas vozes favoritas na Rádio Observador.

Acompanhe a emissão especial aqui.

Aveiro

Cultura, democracia, história, um primeiro-ministro, ex-governantes, vários debates, uma emissão especial da rádio em Aveiro. Os dez anos do Observador passaram pela capital portuguesa da cultura.

Ao longo da tarde, num evento apresentado por João Miguel Santos, animador da Rádio Observador, ambas as efemérides foram abordadas. A primeira com Rui Ramos e João Miguel Tavares, num episódio ao vivo do podcast do Observador, E o Resto é História.

A perplexidade (e a preocupação) ante os novos rumos e hábitos dominou também a conversa da jornalista Maria João Avillez com Teresa Patrício Gouveia, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros. Num episódio ao vivo do podcast Eu estive lá houve tempo para a antiga governante e gestora cultural realçar a importância da cultura como espaço de mediação e diálogo: “A democracia proporcionou aos portugueses o acesso à cultura e abriu-lhes horizontes. É a cultura que nos prepara para enfrentar o mundo. Em sistemas democráticos, exige-se a participação ativa dos cidadãos, sobretudo se os partidos esgotaram a capacidade de os representar. Mas há muitos problemas novos.”

Outro antigo membro do governo passou também pelo palco do Centro de Congressos de Aveiro. Francisco José Viegas foi o convidado de João Paulo Sacadura numa emissão especial do programa Convidado Extra. Entre outras questões, o ex-Secretário de Estado da Cultura respondeu a uma particularmente importante do jornalista: que papel pode o Estado desempenhar? 

Quase a terminar, coube ao Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, lembrar a importância que esta primeira capital portuguesa da cultura tem para a cidade e para o distrito, num ano em que também se comemora a Democracia, Camões, o cinquentenário da Universidade de Aveiro e o bicentenário de um marco local e nacional como é a Vista Alegre: “Fomos candidatos a Capital Europeia de Cultura e perdemos para Évora, mas transformámos algo que não nos correu bem no ano fantástico que estamos a viver. E essa é uma mensagem importante que queremos transmitir a uma sociedade que não sabe lidar com os desaires pessoais ou coletivos.” “Só a democratização da cultura proporciona realmente igualdade de oportunidades. Quando é apenas um reduto de quem tem mais meios económicos ou de quem vive em grandes centros urbanos, estamos perante um constrangimento ao pleno desenvolvimento dos cidadãos.” Foi com estas palavras que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, encerrou a Conferência Cultura e Democracia.

Portimão

28 de Junho

Mais informação brevemente...

Lisboa

16 a 20 Setembro - Semana Europeia da Mobilidade

Mais informação brevemente...